"O ano passado passou tão apressado/Eu sei que foi um corre-corre danado... . "
E pensar que Rita Lee gravou esta música, há quase 30 anos, quando nem corríamos tanto assim. Ou será que esta impressão de vivermos com pressa vem de sempre?
Tudo do que reclamamos hoje, já foi reclamado um século atrás, e não duvido que daqui a cem anos as pessoas digam: "No início dos anos 2000 a vida era tranqüila, não havia esta urgência de hoje".
Eu não sei quais serão as urgências futuras, mas conheço bem as nossas. Temos relógios digitais espalhados pela cidade nos lembrando de que faltam dez minutos para a reunião começar, sete minutos para o banco fechar... O que você ainda faz aí, no meio da rua? Corra!
Se não são os relógios, são os espelhos. Impiedosos, avisam: você não tem mais 15 anos. Nem 20. Nem 30. Se quiser ter um filho, apresse-se. Não importa que ainda não encontrou um amor estável, arranje qualquer pessoa, mas, simplesmente, apresse-se. E o espelho segue avisando: vc não tem mais 35 anos. Nem 40. Nem 45. O futuro está encolhendo à sua frente. O que está fazendo aí parado na mesma vidinha de sempre? Reparou que todo mundo se diverte lá fora? Não sabe que vai morrer um dia?
Sim, sabemos que não somos eternos, mas... Calma! Nem sempre é rentável esta economia de tempo: chegar mais rápido, fazer mais rápido,... O que sobra em nossas mãos? Coisa nenhuma. O que valoriza nossas ações não é a ansiedade: é a entrega. E entrega requer um certo relaxamento. Tempo para falar, para ouvir, para fazer, para desfazer, e fazer de novo, até acertar. Tempo para si, para o outro e para o nada. Dedicação, cuidado, foco, tudo isso demanda conectar-se com os próprios pensamentos e emoções. É quando a gente, em silêncio, encontra as respostas para nossas inquietações e descobre os melhores caminhos para atingir nossos objetivos.
Pressa exige atenção para o lado de fora, apenas. E o lado de dentro?
Nesse corre-corre danado, talvez o que mais estejamos fazendo é justamente perder tempo.
Martha Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário