27 de junho de 2009

como você faz para saber quem são seus amigos de verdade?

Sabe como você faz para saber quem são seus amigos de verdade? Brigue com eles.

De uns tempos para cá meu roll de amizades vem diminuindo e eu tenho me perguntado se sou eu a culpada por afastar os outros. Mas aí paro e penso nos amigos que tenho a minha volta.

Transpira entre nós liberdade. Trocamos conselhos, puxões de orelha, carinhos e cuidados. E claro! Por diversas vezes discordamos. Às vezes acaba tendo um espaço de tempo entre a 'briga" e a reconciliação. Mas estamos lá, no mesmo lugar onde tudo parou. Quando esse espaço de tempo necessário passa, sabemos como agir e que somos os mesmos. E no fim das contas esse momento vira uma piada ou algo que se lembra fazendo charminho com bico e/ou cara feia.

Hoje vejo que as pessoas que estão longe, embora já tenham arrebatado meu coração, e sido muito próximas, divertidíssimas e confiáveis, não souberam fazer isso. No primeiro tropeço, num grave deslize ou em uma discussão banal o espaço de tempo virou uma enorme lata de lixo onde foram sendo jogadas verdades com ares de defesa sem se ter verdade das acusações. Tudo virou um disse-me-disse que se resumiu à busca de culpados que no caso a pessoa achava ser eu e eu achava ser a pessoa mas ninguém pensou em como solucionar. Virou um problema tão grande, um desgaste tão medonho de energia que preferiu-se fazer todo o resto se perder.

Eu virei medíocre, egoísta, folgada e acho que no meio do caminho ainda perdi mais coisa. Foram tirados todos os meus créditos e usado de um profissionalismo sem ética, um desamor sem lei que faz as máscaras caírem.

Cada acolhida, cada repartir virou isso. Fumaça. Cinza de uma droga podre que na abstinência é tudo o que existe de ruim. Nada foi bom. Tudo foi mentira.

Conheço meus amigos pelos defeitos e os amo por eles, todos são toleráveis e precisão apenas que eu saiba lidar com eles. Mas quando não é defeito, é a essência do ser humano que mostra só falta de consideração, perde-se o encantamento, a admiração. É essa a diferença dos amigos de verdade. Eles sabem todos os seus defeitos mas jamais os falarão de forma ríspida ou em voz alta para você porque eles querem a solução mas jamais te magoar.

Nenhum comentário: