10 de junho de 2010

Essa Copa não será como a outra (s) que passou...

Desde que começou a se falar muito em Copa do mundo na África, me retornou a mente as lembranças das Copas passadas das quais tenho memória. 1994, com 9 anos, lembro da minha rua pintada, bandeirinhas penduradas, fogos, cornetas, etc. 1998, com 13 anos, lembro das aulas de Educação Física nas quais a professora pediu, como metade da nota, uma vasta pesquisa a turma. Pesquisamos times, países, títulos, fotos, etc. A pesquisa não serviu pra muita coisa porque até hoje não sou ligada em esporte e não entendo nada de Copa ou futebol. E confesso que meu espírito patriota nem está muito aguçado para essa Copa. O bom da Copa de 98 foi que fui liberada das aulas de Educação Física (rs) e a farra que foi com a minha turma na escola. Estava na 7° série. Lembro que a turma veio aqui em casa e amarramos bandeirinhas, rabiolas, arrumamos blusa do Brasil, enfeitamos a sala, o colégio, nós mesmos e nos dias de jogos a escola não tinha aula. Ela era aberta, pra alegria da cantina (rs) e para vermos os jogos. Tempo bom! Muitas outras histórias vem daí.

2002, com 17 anos, a Copa foi na Coreia e no Japão. O colégio liberava o turno da manhã de ter aula no dia seguinte aos jogos porque muitas vezes eram em horários absurdos pra gente. Rolou um "acampamento" aqui em casa. camas feitas no chão da sala ao pé da TV que na época, era uma das maiores que tinha no mercado, muita pipoca, DVD, karaokê (que tava no topo da moda), barulho e festa do pijama a cada jogo.

2006, com 21 anos, fiz planos com a minha melhor amiga de assistirmos a Copa que aconteceria no Brasil no Maracanã. Veríamos a abertura ou o encerramento e algum jogo da seleção, claro! Ou será que combinamos foi as Olimpíadas? (rs). Bem, não importa. Importa a promessa de menina. Vi jogos na casa de familiares e comemoramos o aniversário do meu tipo em meio a um jogo.

2010, estou com 25 anos, noiva, trabalhando, não posso enforcar dia de jogo, a casa dos meus parentes foi vendida e ainda nem conheço a casa nova, minha melhor amiga casou e foi morar na Turquia, meu tio nem sabe mais o que é Copa do mundo (adoeceu), meus pais envelheceram e sinceramente, não fosse a alegria dos meus alunos que estão vivendo a primeira Copa da sua vida! Ainda não teria vivido nada dessa Copa.

Engraçado como datas assim fazem a gente repensar a vida... Como será a Copa de 2014?

Nenhum comentário: